Usando as redes sociais, a Toyota confirmou a chegada em 2023 do GR Corolla, o suprassumo do best seller mundial, que será um rival direto do Honda Civic Type R, também confirmado para o próximo ano.
Como uma resposta à Honda, a Toyota acorda para a vida ao trazer um bólido inédito, que trará 304 cavalos e 37,7 kgfm obtidos no já famoso G16E-GTS. Este é um motor estranho, tendo três cilindros em linha e 1.6 litro, mas com turbo e injeção direta, o G16E-GTS se traduz em performance e eficiência a bordo do hot hatch nipônico.
Com transmissão manual de seis marchas, o GR Corolla tem tração nas quatro rodas sob demanda, mas não com 100% de força nas rodas traseiras, o que seria um modo drift desejável. Este sistema confere até 60:40 para tração dianteira e até 30:70 para traseira, além de manter em boa parte os 50:50 para melhor equilíbrio.
Desembarcando do Japão para ampliar a gama da Gazoo Racing no Brasil, o GR Corolla trará o estilo Sporty da geração 12 do Corolla, diferente do visto aqui.
Tendo um olhar agressivo, o GR Corolla tem faróis full LED, grade estilizada, saias de rodas abauladas, saias laterais, rodas esportivas aro 18 polegadas, spoiler traseiro, escape duplo e difusor de ar.
Dentro, o GR Corolla tem ambiente escurecido, cluster digital personalizado e exclusivo, bancos esportivos em Alcantara, pedais de alumínio e alavanca de câmbio estilizada.
O volante também é esportivo e deixa o Toyota GR Corolla ainda mais exclusivo, tornando-o um carro desejável para muita gente.
A única questão será o preço, mas para entusiastas de desempenho, o GR Corolla já será uma adição importante ao histórico de carros esportivos ou mesmo à coleção vigente.
O GR Corolla deverá ser um carro bem usado em track days pelo país, assim como baterá de frente com o entusiástico Honda Civic Type R.
Sem dúvida, será um duelo de Funajima automotivo, mas quem será Musashi nessa história? Veremos…