Governo adia alta de IPI para carros

carros 3O governo anunciou que serão mantidas as atuais alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, móveis e painéis de madeira. Pela programação anterior do governo, a alíquota “cheia” do IPI, que vigorava antes do início do desconto, seria retomada a partir de 1º de julho.

O imposto dos carros vai ficar entre 3% e 25%, dependendo do motor, até o fim do ano. Se voltassem à alíquota normal, como era esperado, ficaria entre 7% e 25%.

O IPI de móveis, painéis, revestimentos de móveis e luminárias foi mantido em 4%, e não subiu para o patamar de 5%, que vigorava antes do início das desonerações. No caso de luminárias, será mantida a alíquota de 12%, em vez do índice cheio de 15%.

Foram feitos dois anúncios separados na tarde desta segunda. O de automóveis foi feito primeiro, pelo ministro Guido Mantega, após reunião com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em São Paulo.”Vamos manter estas alíquotas até dezembro, para estimular as vendas do setor”, afirmou Mantega.

Os emplacamentos de veículos estão em baixa neste ano, em relação a 2013. De janeiro a maio, a queda é de 5,4% sobre o mesmo período do ano passado. “Nossa expectativa com a manutenção destas alíquotas é ter um segundo semestre melhor do que o primeiro”, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Moan. O executivo, no entanto, não quis adiantar números das vendas do semestre, que devem ser divulgados nos próximos dias.

Fonte: G1

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook