O Senado aprovou o aumento de etanol misturado à gasolina. O percentual proposto é de 27,5% ante os atuais 25%, conforme a MP 647/2014. Com isso, a regra só precisa ser aprovada pelo executivo para assim virar lei.
No entanto, o Planalto deve aguardar a conclusão dos testes que serão realizados pela Anfavea sobre o impacto do aumento de etanol na gasolina nos carros. A entidade que reúne as montadoras havia reclamado que o aumento acarretaria problemas nos motores.
A presidência da República só irá sancionar se os testes mostrarem que haverá dano aos motores. Além da gasolina com mais etanol, a MP647/2014 também prevê aumento do percentual de biodiesel no diesel comum. A ideia é elevar de 5% para 7% a quantidade misturada. Ainda assim, o Conselho de Política Energética pode reduzi-lo para 6%.
O aumento de etanol na gasolina é uma reivindicação do setor sucroalcooleiro, que enfrenta uma crise. Além disso, a medida visa conter elevação de preços na gasolina e reduzir sua importação. O mesmo vale para os produtores de soja em relação ao óleo combustível derivado de petróleo.
Fonte: Notícias Automotivas