O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), aprovou hoje uma redução do imposto de importação para carros híbridos. O imposto, com isso, cai de 35% para valores entre 0% e 5%.
O imposto maior, de 5%, será aplicado para carros que entram no Brasil já prontos, totalmente montados. Se o carro vier desmontado, esse imposto de importação poderá ser reduzido, dependendo da quantidade de itens nacionais que forem usados e também da mão de obra usada por aqui.
Outra variável para o imposto será a eficiência energética. Quanto maior a economia por km rodado, menor o imposto. Quem fica feliz com a decisão é principalmente a Toyota, que tem brigado com o governo já por muito tempo para reduzir o preço totalmente inviável do Prius por aqui, que fica na casa dos R$ 120.830.
Os carros 100% elétricos ficaram fora da resolução publicada pela Camex. O governo ficou preocupado com a infraestrutura necessária para “abastecer” estes modelos, por isso a decisão que deixa de fora modelos como Nissan Leaf.
Fonte: Notícias Automotivas