Comissão do congresso reprova liberação de carros diesel no Brasil

918577-brasilienses_torcedores_abr0842076A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados reprovou o PL-1013/11, que liberava o uso de óleo diesel como combustível para automóveis. O objetivo do texto era liberar a produção e comercialização de veículos leves desse segmento no Brasil.

No entanto, a reprovação cai como um balde de água fria nas pretensões do movimento Aprove Diesel, empenhado em liberar o combustível para veículos abaixo de 1 tonelada. A comissão se posicionou contra porque acredita que “haverá aumento na emissão de poluentes” no país, colocando-o na “contramão da história”.

Ainda assim, a guerra para a liberação do carro diesel no Brasil ainda não está terminada, pois mesmo com a derrota nessa comissão, o PL-1013/11 ainda passará pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, bem como na de Minas e Energia e na de Constituição, Justiça e Cidadania.

O revés inicial obriga que o PL-1013/11 seja levado ao plenário da câmara para discussão mediante a assinatura de 51 deputados. Antes, o projeto tramitava em caráter conclusivo, o que dispensava votação, que agora ocorrerá por causa da divergência entre as comissões.

Para a Aprove Diesel, a decisão da comissão foi fundamentada em desconhecimento da evolução técnica e que os níveis de poluição em comparação com a gasolina estão fora da realidade. A entidade diz também que os carros diesel atendem todas as normas de emissões, especialmente na Europa, onde são mais restritivas que no Brasil.

Fonte: Auto Data

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook