A Rodovia dos Bandeirantes, principal ligação entre São Paulo e Campinas, terá dois eletropostos para prover carregamento rápido para carros elétricos. A iniciativa é uma parceria entre a concessionária de energia CPFL e a rede de postos Graal.
As estações serão instaladas nos postos Graal 67 e Posto 56, sendo um em cada sentido da rodovia. Os carregadores podem preencher 80% da carga da bateria em apenas 30 minutos. O plug utilizado é o tipo 2, usado por modelos da BMW, Renault e BYD. O tipo 1, usado por Nissan e Mitsubishi, deve ser introduzido até o final do ano.
Toda a infraestrutura será feita pela CPFL, enquanto a rede Graal custeará a energia elétrica. Através de um cadastro, os usuários poderão recarregar seus carros híbridos plug-in ou elétricos de forma gratuita enquanto ficam no estabelecimento comercial.
Em 2014, 855 veículos elétricos foram vendidos no país e espera-se dobrar esse volume em 2015. A expectativa é que entre 30 mil e 40 mil carros ecológicos estejam rodando no Brasil até 2020, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Fonte: Estadão