A Ford iniciou um projeto de três anos com o governo alemão para pesquisar o uso de éter como combustível alternativo e ecológico. Serão testados o éter dimetílico (usado em aerossóis) e éter oximetileno (solvente em indústria química).
O objetivo é avaliar sua eficiência como combustível para automóveis. O processo para obter esses dois tipos de éteres pode ser através de biogás ou “power-to-liquid”, que usa energia solar ou eólica, bem como CO2 atmosférico.
O éter apresenta características semelhantes às do diesel, mas com baixíssima emissão de CO2, calculada em apenas 3 g/km, menos que um maratonista. Ou seja, é um combustível com alto nível de eficiência energética e muito ecológico, podendo assim obter benefícios ambientais semelhantes aos do carro elétrico. Os testes estão sendo feitos em um Mondeo.
A Ford também tem parceria com a Universidade de Aachen, mas com estudo de métodos mais eficientes de produção do éter dimetílico, visando melhorar aspectos da infraestrutura, conversão de motores diesel e preços estimados para o combustível. A empresa declara que o éter é mais seguro, limpo e versátil.
Fonte: Notícias Automotivas