Na madrugada de domingo (19) foi confirmada a morte do ator Anton Yelchin, famoso por atuar nos filmes “Star Trek” e “Exterminador do Futuro: A Salvação”. Segundo informações do Jalopnik, o ator de 27 anos foi esmagado na sua garagem por seu próprio carro, um Jeep Grand Cherokee 2015.
O acidente aconteceu na casa do próprio Yelchin, onde o SUV foi achado com o motor ligado e com a alavanca de câmbio na posição “N” (ponto morto dos carros automáticos) pelos amigos do ator, que foram até a casa dele por estranharem seu atraso e ausência num ensaio. Aparentemente, o utilitário desceu sozinho e prensou o ator contra a caixa de correio que ficava junto ao portão.
A Polícia de Los Angeles confirmou que o Grand Cherokke envolvido no caso foi um dos veículos chamados pelo megarecall do Grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) anunciado em abril. Segundo a convocação, a caixa de câmbio de oito marchas da ZF acionada por uma alavanca tem causado problemas por seu funcionamento confuso.
A alavanca tem um formato semelhante a um joystick, que se movimenta para frente e para trás sem promover engates, se mantendo na mesma posição. Isso tem feito com que, sem perceber, os proprietários dos veículos não posicionem o câmbio na posição de estacionamento “P” – que trava as rodas de tração quando acionado, ao contrário da posição “N”, que apenas deixa o carro em ponto morto.
Junto com o hábito dos americanos de não acionar o freio de mão em carros automáticos, a perigosa consequência é que os carros podem se movimentar dependendo da inclinação do local onde foram estacionados.
Ainda não foi confirmado se a morte do ator tem vínculo com o recall da transmissão do Grand Cherokee mas, nos Estados Unidos, mais de 40 incidentes relacionados ao câmbio confuso foram registrados com pessoas atingidas (e feridas) pelos próprios carros. A polícia local ainda investiga as causas do acidente.
Fonte: Quatro Rodas