A suntuosa limousine utilizada para transportar Barack Obama já está em serviço há três anos, mas poucas informações haviam sido liberadas pela Casa Branca até então. Agora, novos detalhes sobre um dos meios de transporte mais seguros do planeta foram revelados pela revista Autoweek.
Apesar da aparência, a limousine conhecida como “The Beast” (ou “A Fera”) não tem nenhuma semelhança com um Cadillac. Um agente do Serviço Secreto afirmou que 12 veículos já foram fabricados por uma divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da General Motors.
Esta mesma fonte definiu o carro como um “caminhão que tem cara e dirigibilidade de limousine”. Longe de ser um veículo sustentável, este monstro faz apenas roda apenas 1,57 quilômetro com um litro de gasolina, principalmente por conta da blindagem ultraresistente, que eleva seu peso total para 6,8 toneladas. De tão pesadas, as portas quase não podem ser abertas por dentro.
O carro tem um revestimento interno especial feito de espuma, que protege os ocupantes de um incêndio em caso de acidente ou um leve atentado à bala – os vidros, aliás, tem espessura de cinco polegadas. Há também um sistema interno contra fogo, sistema de visão noturna e placas de fibra de vidro para proteção nos para-lamas e portas, semelhantes às utilizadas em veículos militares. O interior é protegido contra ataques químicos e traz um telefone por satélite, além de sistema de chamada por vídeo.
Equipado com um possante motor V8, a limousine presidencial custa aproximadamente 1,5 milhão de dólares.
Fonte: Quatro Rodas