A Ford bem que tentou esconder, mas o novo Ka apareceu ao mundo antes do previsto.O futuro modelo de entrada da marca no Brasil apareceu em um vídeo vazadoe teve suas linhas reveladas antes de sua apresentação oficial,marcada para a manhã desta quarta-feira (13), na fábrica da montadoraem Camaçari (BA).
Desenvolvido pela montadora no país, o compacto é mais um produto global revelado pela primeira vez no Brasil, seguindo o mesmo caminho trilhado pelo EcoSport.
Assim como o utilitário esportivo, o Ka também irá ganhar mercados emergentes ao redor do mundo, como Índia e China, mas também será oferecido no mercado europeu. O primeiro país a recebê-lo, porém, será o Brasil, ainda no primeiro semestre de 2014. Por aqui, o popular terá como opções um motor 1.0 e possivelmente 1.5, o mesmo utilizado no New Fiesta de entrada.
Visualmente, o modelo não traz grandes inovações, e repete o que vem sendo apresentado pelos demais modelos da marca, a começar pela grade trapezoidal, característica de Fiesta e o EcoSport. A traseira tem um grande vinco na tampa do porta-malas, enquanto as lanternas lembram as peças utilizadas pelo BMW Série 1. O interior do compacto deverá seguir um mistério, já que não deverá ser revelado neste primeiro momento.
Puxa a fila
O novo Ka marca o início de uma nova era entre os compactos de entrada no Brasil. A Ford é a primeira a revelar o produto ao mercado, mas não será a primeira a lançar. Antes dela, em janeiro, a Volkswagen lançará no Brasil o compacto up!, substituto da quarta geração do Gol e futuro modelo mais barato da marca alemã no país.
Até o fim de 2014 será a vez da Fiat revelar um compacto que irá substituir o velho Mille. Há chances do modelo ser produzido na nova fábrica da montadora, em Goiana (PE). A Chevrolet do Brasil, por sua vez, briga com outros países para ter a produção do futuro compacto da marca, que só será lançado em meados de 2017. Este terá a missão de substituir o Celta como modelo mais barato da GM.
Fonte: Revista Web Motors