Desde que a lei brasileira tornou obrigatório o uso de sistemas de retenção infantil (cadeirinhas) para o transporte de crianças em automóveis, o assunto sempre volta à pauta nacional. Essa semana, por exemplo, a Proteste Associação de Consumidores divulgou o resultado dos testes de impacto cadeirinhas infantis encontradas no mercado nacional. E as notas obtidas não foram as melhores.
Mas não precisa entrar em desespero e declarar guerra às cadeirinhas. Segundo dados são do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde, a Lei da Cadeirinha reduziu em 23% mortes de crianças só em 2012.
Para quem ainda tem alguma dúvida, vale lembrar que não utilizá-la pode gerar uma multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira de motorista e retenção do veículo, além de colocar em risco a segurança de uma criança. Por isso, o Carsale preparou algumas dicas sobre o uso correto das cadeirinhas. Confira!
Tipos
Os modelos de cadeirinhas infantis variam de acordo com a idade, peso e altura da criança. Existem três tipos referentes a cada fase de crescimento da criança, são eles:
Bebê-Conforto – Esse tipo de cadeirinha é adaptada para bebês de até um ano. O peso máximo que a maioria das marcas suporta é 10 quilos e ela deve ser posicionada no meio do banco traseiro, de costas para o painel.
Cadeirinha – A partir de 1 ano de idade a criança deve utillizar esse tipo de poltrona. Ela deve continuar em uso até os 4 anos ou por crianças de até 18 kg. Ao contrário do modelo anterior, a cadeirinha deve ser posicionada de frente para o painel, no meio do banco e com o cinto de segurança do veículo acionado.
Assento elevatório (booster) – São modelos para crianças em torno de 4 a 7 anos e meio, com peso entre 22 a 36 kg e altura inferior 1,45 m. Essa poltrona pode ou não ter encosto e a criança usa o cinto de segurança do próprio veículo. Segundo a legislação brasileira, a partir dos sete anos e meio o uso dos assentos passa a ser opcional. Mas as crianças devem continuar viajando no banco traseiro até os 10 anos.
Instalação
Depois de escolhido o modelo certo, é hora da instalação. Por isso, é importante consultar manual antes de instalar o produto. A cadeirinha deve ficar completamente imóvel e o melhor lugar para a instalação da cadeirinha é assento do meio no banco de trás pois ele diminui o risco de um impacto no caso de acidentes. Além disso, é ideal realizar revisões periódicas para saber se o equipamento não afrouxou ou se desconectou do banco do veículo.
Ranking
Dos 11 modelos de cadeirinhas avaliados com padrões internacionais do Global NCAP, nenhum conseguiu obter a nota máxima de cinco estrelas nos testes. Dentre os modelos para crianças até 13 kg avaliados, receberam 4 estrelas os seguintes: Bebe Confort StreetFix, Chicco Keyfit e Maxi Cosi Citi SPS. Entre as cadeirinhas para crianças de 9 a 36 kg avaliadas nos testes, o modeloInfanti Star foi o mais bem sucedido. Já o pior desempenho entre as cadeirinhas foi o da marca Cosco, modelo Commuter XP, que ganhou apenas uma estrela em um ranking com cinco estrelas.