Assim como os britânicos, cientistas alemães da empresa Sunfire GmbH, anunciaram o desenvolvimento de uma nova tecnologia que produz gasolina sintética, chamada “Power to Liquid”. Água (H2O) e gás carbônico (CO2) têm seus átomos de oxigênio retirados de suas moléculas, resultando em uma partícula básica que dará origem à gasolina sintética (-CH2-).
Utilizando-se muita energia elétrica no processo de refino, o que também resulta em grande quantidade de calor, novamente convertida em eletricidade, faz com que o combustível seja altamente eficiente em termos energéticos.
A Sunfire diz que a gasolina sintética tem eficiência energética de 70%. A empresa divulgou parte do processo através um esquema. O impacto ambiental seria enorme com a produção em larga escala, pois a “Power to Liquid” necessita do CO2 lançado na atmosfera para a produção desse novo combustível.
No entanto, a Sunfire – ao contrário dos britânicos – não divulgou estimativas quanto ao custo por litro e nem um cronograma para lançar comercialmente a gasolina sintética. Enfim, reduzindo-se a dependência do petróleo, a frota mundial poderá se tornar mais limpa e eficiente, poupando bilhões de dólares em investimentos para redução das emissões.
Fonte: TecMundo