Alemães desenvolvem carro elétrico para estradas africanas

aCar_Rendering4A Universidade Técnica de Munique (TUM) completaram um projeto de quatro anos para o desenvolvimento de um veículo elétrico para as condições de rodagem de muitos países da África. Batizado de aCar, o modelo será apresentado no Salão de Frankfurt 2017. O desenvolvimento foi pautado no baixo custo e para operação mista de transporte de passageiros e grandes cargas. Medindo 3,7 m de comprimento, 1,5 m de largura e 2,1 m de altura, o veículo pesa apenas 800 kg.

Além disso, o aCar leva em consideração as condições de acesso a muitos lugares da África, onde pequenos agricultores não têm acesso ao transporte regular de mercadorias por viverem em locais muitos distantes dos centros urbanos. De acordo com o professor Markus Lienkamp, do TUM, “o aCar é um veículo capaz para qualquer terreno e é acessível para pessoas, sendo capaz até de transportar cargas pesadas. A estrutura modular também permite outros usos, por exemplo, para o tratamento da água.”

Como mencionado, o aCar possui uma estrutura modular leve com tração nas quatro rodas, contando ainda com suspensão robusta e com nível de altura em relação ao solo elevada, a fim de transpor cursos d´água. O conceito permite modificar toda a estrutura e adapta-la para as mais variadas finalidades, incluindo atendimento médico ou tratamento de água, por exemplo.

Com capacidade para uma tonelada de carga, o aCar utiliza baterias de lítio de 20 kWh com autonomia de 80 km, pequena se considerarmos a proposta do veículo 4×4 elétrico, que pode ser recarregado em tomada doméstica de 220V por sete horas. A velocidade máxima é de 60 km/h. A TUM desenvolveu painéis solares para fixação no teto e assim aproveitar a grande incidência de sol na região subsaariana, por exemplo, que é o alvo inicial do projeto.

Assim como outros projetos recentes, o TUM tem sempre como meta manter o preço de seus carros elétricos abaixo de 10 mil euros, tal como aconteceu com o StreetScooter urbano e sua variante comercial, que acabou fazendo sucesso após sua introdução no Deutsche Post. Esse preço não é considerando o mercado alemão, mas o africano. Além disso, o aCar pode ser fabricado localmente, reduzindo os custos ainda mais por conta da mão de obra barata.

O primeiro protótipo do aCar ficou pronto em maio de 2016 e foi enviado para Gana, após os primeiros testes na Alemanha. A avaliação foi positiva em todos os aspectos projetados no desenvolvimento. Mas, para sua introdução na África, a TUM liberou os direitos para a criação de uma empresa responsável pelo modelo de produção do veículo, surgindo assim a Evum Motors GmbH, que desenvolveu o processo de fabricação do modelo, pensando nas condições e custos a serem executados no continente africano.

Fonte: Notícias Automotivas

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AGÊNCIA CMI
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