Após desistir da fábrica de São Bernardo do Campo, Ford anuncia a produção da van Transit no Uruguai

Dias após ter concluído a venda da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), a Ford anunciou a abertura de uma nova linha de montagem na América Latina. A fabricante fez uma parceria com a Nordex para produzir no Uruguai a linha Transit. O investimento será de quase R$ 270 milhões pelo câmbio atual, valor equivalente a pouco menos da metade do obtido pela venda do complexo no ABC paulista.

A Transit chegou a ser vendida no Brasil entre 2008 e 2014. O furgão vinha importado da Turquia e não conseguiu superar a concorrência encabeçada por Mercedes Sprinter e Renault Master, produzidos na Argentina e São José dos Pinhais (PR), respectivamente.

Atualmente o segmento está ainda mais concorrido, após a estreia da nova geração do Fiat Ducato, importado do México, e dos Peugeot Expert e Citroën Jumper — a dupla da PSA, curiosamente, equivale à Ducato reestilizada, mas tem um posicionamento de preço superior ao modelo mais antigo da FCA.

Outro ponto que chama a atenção é que a Ford Transit será “vizinha” na linha de montagem da inédita picape Peugeot Landtrek. Isso ocorre porque a Nordex atua como uma fabricante terceirizada, similar ao que a Magna-Steyr faz na Europa. O complexo da empresa em Montevidéu é igualmente responsável pela produção do Kia Bongo, também exportado para o Brasil.

Por fazer parte do Mercosul, carros produzidos no país vizinho também têm benefícios fiscais, o que permitiria à Ford um preço mais atraente para concorrer com os rivais fabricados na região.

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AGÊNCIA CMI
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