Bateria de alumínio pode ajudar carros elétricos no futuro

carro-eletrico-brasil-ClimexUm grupo de pesquisadores das universidades de Stanford e Taiwan anunciaram o desenvolvimento de uma bateria de alumínio, que pode ser recarregada totalmente em apenas um minuto.

Segundo os idealizadores, a bateria de alumínio tem menor custo de produção do que a de lítio, bem como maior durabilidade e segurança. O dispositivo pode suportar até 7.500 ciclos de recarga completa, enquanto uma de lítio não passa de 1.000 ciclos.

Além disso, o eletrólito de líquido iônico é mais seguro em temperatura ambiente e envolve os eletrodos negativo (de alumínio) e positivo (de um tipo especial de grafite). Tudo é recoberto por polímero. Como o material é mais barato e comum que o lítio, o custo tende a ser menor.

No entanto, o problema é que a bateria de alumínio gera uma tensão baixa, que é cerca da metade da oferecida pela de lítio. Outra questão a ser resolvida é que a presença de íons junto ao grafite faz o material se expandir. Assim, o invólucro precisa ser flexível, diferente das estruturas rígidas de dispositivos eletrônicos.

Caso estes dois problemas sejam resolvidos, a bateria de alumínio pode ser de grande ajuda para os carros elétricos no futuro, não só por causa do menor custo, mas também pela rapidez na recarga. Além disso, teria mais segurança e durabilidade, bem como totalmente reciclável.

Fonte: Inovação Tecnológica

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook