Carro elétrico já é vilão na Noruega

TestRiderO carro elétrico ainda se arrasta em termos globais e mesmo em mercado consolidados, os veículos movidos por baterias representam apenas uma fração das vendas anuais, mas há uma exceção, a Noruega. No país nórdico, o carro elétrico já virou vilão do mercado.

Com 20% das vendas de 2014, os veículos sem emissão de CO2 vivem seu paraíso na terra dos vikings, que se tornou o maior mercado do segmento na Europa. Os volumosos incentivos fiscais e isenções dadas pelo governo, favorecem muito a comercialização dos automóveis ecológicos.

O carro elétrico na Noruega praticamente não paga impostos, nem mesmo pedágio. Nas cidades, estacionamentos públicos são gratuitos e também podem circular pelos corredores de ônibus e outras vias exclusivas. Praticamente sem limitações, este segmento caminha para ser o líder no país.

No entanto, as pressões dentro e fora do governo começaram e o país pode rever sua política de incentivos fiscais para os elétricos. A principal reclamação é que as isenções não geram receitas para o estado, que arca com a desoneração fiscal. Além disso, apenas consumidores de maior poder aquisitivo estão se beneficiando.

Apesar disso, os carros elétricos possuem emissão zero de CO2, o que ajuda a reduzir a poluição no país. Os defensores ainda alegam que a matriz energética que os abastece é limpa, já que grande parte da energia da Noruega é oriunda de hidrelétricas, que não geram CO2. Por fim, os carros elétricos no país representam 2% da frota total, somando pouco mais de 50.000 unidades.

Fonte: Notícias Automotivas

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook