Carros brasileiros já têm placa padronizada para o Mercosul

051214_NOVASPLACASO Denatran apresentou o modelo de placa para carros brasileiros no Mercosul. A partir de janeiro de 2016, todos os veículos de Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela deverão portar um novo tipo de identificação.

A nova placa do Mercosul terá um tamanho maior (mais larga) e apresentará no caso brasileiro, a cor azul com o nome do país ao centro. A identificação contará com quatro letras e três números, diferente do atualmente usado no país. Não será uma regra, mas letras e números poderão estar misturados.

Com fundo branco, a fonte terá cores diferenciadas de acordo com o tipo de veículo. Letras e números terão cor preta em automóveis, cor vermelha em veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para teste, dourado para diplomáticos e prateado para colecionadores.

Cidades e estados terão seus brasões e bandeiras logo abaixo da bandeira do Brasil, que fica no lado direito da faixa azul superior. No lado esquerdo, o símbolo do Mercosul. As placas terão QR Code para fiscalização de agentes de trânsito e os nomes do Brasil e Mercosul estarão estampados nos números e nas letras.

A nova identificação ainda terá marca d´água para evitar falsificação e uma tira holográfica do lado esquerdo com código bidimensional contendo informações sobre o fabricante, data de fabricação e número serial da placa, a fim de evitar falsificação de letras e numeral. O proprietário só será obrigatório a trocar a placa se mudar a categoria de CNH ou mudanças de município ou estado.

Apesar de ter 450 milhões de combinações contra 175 milhões atualmente, a nova identificação de veículos no Brasil vai gerar alguns problemas em relação ao rodízio e licenciamento, já que o final dos numerais é utilizado atualmente para estes dois fins. A placa do Mercosul pode ter letra no final. O Denatran não soube responder a essa questão.

Fonte: G1

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook