CRLVe: documento digital já vale no DF e até final do ano no Brasil

Já está em vigência no Distrito Federal o CRVLe, que é o Certificado de Registro de Veículo e Licenciamento, só que em versão digital, assim como ocorre com a eCNH, porém, tem diferenças. O Ministério das Cidades anunciou nesta o novo recurso, que será adotado por todos os Detrans do país, mas de forma gradual nos estados, começando pelo DF.

Na região, não será feita cobrança pelo serviço digital do CRVLe, mas isso não é uma imposição de lei, pois cada Detran poderá cobrar pelo aplicativo que se desejar. A validade legal é a mesma da versão impressa, que é obrigatória, enquanto a digital é apenas opcional, permitindo que o proprietário rode sem o documento impresso do veículo, o que é mais seguro.

Por conta dessa tecnologia, o proprietário fica resguardado em caso de furto ou roubo do veículo em que o documento impresso esteja a bordo, pois com o CRLVe no smartphone, mesmo que seja levado também, não poderá ser acessado sem confirmação digital.

Mas, como funciona? O CRLVe é acessado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para aparelhos Google Android e Apple iOS (ainda nesta semana), mas se o smartphone já tiver o CNH Digital, então será necessário somente uma atualização para que ele rode o app do documento digital do veículo.

O mesmo aplicativo também serve para o DPVAT digital, acesso informatizado ao Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres, onde até o pagamento poderá ser feito. O CRLVe tem autenticação digital por assinatura e possui um QR Code para a leitura feita por agente de trânsito, a fim de averiguar as informações.

O documento poderá ser exportado via PDF, o que permite ao proprietário ceder o veículo para um terceiro sem a entrega do documento impresso, o que facilita muito e amplia a segurança. Por ora, a plataforma será avaliada no DF, mas a expectativa é que todos os estados adotem até o fim do ano.

Além disso, ainda não ficou definido se o cadastro do CRVLe será feito por meio digital ou presencial. Sabe-se, porém, que só será expedido após quitação de todos os débitos vencidos do veículo, incluindo DPVAT. O importante é que agora tanto CNHe quanto CRLVe passam a ser integrados num mesmo app.

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook