Não se trata da campanha “um dia mundial (ou europeu) sem carro”, mas uma proibição mesmo. Estocolmo e mais 200 cidades europeias pretendem barrar a entrada de carros em várias ruas, avenidas, parques, praças e pontes de seus centros urbanos.
A proibição será por apenas um dia, mas a intenção dos governos municipais é que o cidadão perceba como a cidade fica sem automóveis. Na capital sueca, a data foi definida para 19 de setembro, um sábado. As regiões mais antigas da cidade e algumas pontes estarão incluídas na restrição.
Estocolmo é tomada como um exemplo entre as cidades europeias envolvidas na campanha por ser a maior delas. A capital nórdica tem transporte público eficiente e que funciona 24 horas, sendo quase que totalmente abastecido por fontes renováveis de energia.
Além disso, o governo quer incentivar o que muitos suecos já estão fazendo, andar mais e utilizar o transporte público em seu dia a dia. Outro foco de interesse é promover a bicicleta como meio de locomoção ecológica e econômica, que também traz benefícios para a saúde.
O movimento, que inclui também as capitais Lisboa e Budapeste, é um indicativo forte da intenção de muitas prefeituras do velho continente em restringir cada vez mais o uso de carros nas regiões centrais.
Fonte: Noticias Automotivas