Estudo prevê 12 milhões de carros autônomos em 2035

2015-01-07t230159z_1_lynxmpeb0612x_rtroptp_4_autos-ces-dailerCarros que dirigem sozinhos serão cerca de 10% das vendas no mundo, ou cerca de 12 milhões de unidades ao ano, em 2035, segundo estudo do Boston Consulting Group (BCG) divulgado pela agência Reuters.

“Será a mudança mais radical da indústria automotiva em 100 anos”, afirmou Thomas Dauner, chefe da divisão automotiva do BCG. Diversas montadoras já estão testando sistemas semiautomáticos, que ainda exigem uma pequena interação humana.

Os primeiros carros com direção, freio a acelerador automáticos são esperados para este ano e o próximo. Eles estarão em modelos como o Cadillac CT6 e o Audi A8.

No entanto, será um longo caminho entre os sistemas semiautomáticos e os totalmente autônomos, de acordo com as fabricantes, que não esperam ver estes carros nas ruas antes de 2025.

A segurança é um dos maiores atrativos para o carro autônomo, segundo o BCG. Além disso, os consumidores também querem fazer outras coisas, que não seja dirigir, enquanto estão se deslocando de um lugar par ao outro.

Bem mais para frente, os carros 100% autônomos, incluindo o “táxi-robô”, podem transformar os centros urbanos com mais carros compartilhados, reduzindo trânsito, poluição e consumo de combustível. Em 20 anos, pessoas não serão mais donas de veículos em grandes cidades, graças aos carros que andam sozinhos, segundo o BCG.

Fonte: Auto Esporte

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook