A primeira fábrica brasileira da Jaguar Land Rover será instalada no pólo industrial de Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, informou a prefeitura. “A assinatura do contrato de instalação será na próxima semana e a expectativa é que a unidade industrial comece a produzir a partir de 2015”, diz a nota da assessoria.
Procurada pelo G1, a montadora não confirma, diz apenas que está “em processo de definição do projeto da fábrica no Brasil”, mas informa que deverá fazer um anúncio “em breve” da decisão.
Segundo a prefeitura de Itatiaia, o trabalho de negociação com a Land Rover envolveu oito estados e durou seis meses. No comunicado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico explica que a cidade foi escolhida “por oferecer as melhores condições de topografia, localização e infraestrutura, como vias de acesso, fornecimento de gás e energia, além de estar às margens de um rodoferroviário e da principal rodovia do país, a Presidente Dutra”.
A empresa automotiva britânica terá incentivos fiscais estaduais e municipais para se instalar no polo industrial de Itatiaia, localizado em terreno de 590 mil m². “A chegada da Land Rover vai ser um marco histórico para a cidade”, afirma o prefeito Luis Carlos Ypê (PP) na nota divulgada.
O município já conta com empresas como Michelin, Hyundai Heavy Industries e Rayovac e outros grupos estão em negociação com o governo municipal. A prefeitura acredita que entre três e quatro anos sejam abertas mais de mil novas vagas de empregos na cidade. “Temos uma visão mais ampla para a nossa região. Buscamos alavancar a qualidade de vida e sócio-econômica para todos”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Denilson Sampaio, no comunicado.
A Land Rover deverá ser a terceira marca de luxo no Brasil a anunciar produção no Brasil nos últimos meses. As demais são BMW, Mercedes-Benz e Audi.
Fonte: Globo.com