A Fiat anunciou na Argentina o investimento de US$ 650 milhões na fábrica de Ferreyra para produção de um novo modelo, não divulgado oficialmente pela marca italiana. Internamente, o carro é conhecido Projeto X6S, que é irmão do X6H, pretendido sucessor do Punto, que já anda sendo testado no Brasil.
Pelo cronograma global de lançamentos da Fiat, haverá um sedã e um hatchback dedicados à região da América Latina e a princípio não seria o mesmo produto oferecido na Europa, Ásia e África (EMEA). No entanto, devido a globalização necessária para redução de custos e na boa recepção vista até o momento no Brasil, o candidato mais cotado para ser feito em Córdoba é o Novo Tipo, já lançado na Europa e produzido na Turquia.
Em breve o modelo receberá uma versão hatch e depois uma perua, que não deve chegar aqui. Com tamanho compacto, o Novo Tipo hatch poderia ser um sucessor do Punto, mas de tamanho um pouco maior. De acordo com os argentinos, o Projeto X6S terá dois motores, sendo o 1.4 GSE de 100 cv e o 1.8 E.torQ com até 132 cv.
Este último teria uma caixa automática de seis marchas. Se de fato for o Novo Tipo, o Fiat argentino poderia encerrar as carreiras de Linea, Punto e até mesmo o Bravo. Se só o sedã for feito lá, então o hatch ficaria sendo um produto brasileiro.
Fonte: CarsDrive