Focus, Jetta e EcoSport ganham cinco estrelas em crash-test

impactoOs modelos Ford Focus, VW Jetta e Ford EcoSport obteram classificação de cinco estrelas nos testes de colisão feitos pelo Latin NCAP. Esta foi a primeira vez que carros fabricados na América Latina conquistaram a qualificação máxima. A nova rodada de testes realizada pelo instituto também submeteu Hyundai HB20 e Chevrolet Malibu aos crash-tests.

“A América Latina está entrando em uma nova era de segurança viária. Os fabricantes da região estão reagindo da mesma forma que quando foi apresentado, pela primeira vez, um veículo cinco estrelas em outras regiões. As marcas que contam com veículos seguros e aquelas que se esforçam por melhorar querem demonstrá-lo. De cinco testados, três são cinco estrelas e dois, quatro estrelas”, declarou a presidente do Latin NCAP, Maria Fernanda Rodríguez.

Todos os testes foram patrocinados pelas respectivas montadoras. Tanto o Ford Focus fabricado na Argentina quanto o VW Jetta mexicano receberam cinco estrelas na proteção a adultos e quatro estrelas na nota de proteção a crianças. Ambos foram testados com cadeirinhas Isofix. O terceiro modelo classificado com a nota máxima foi o Ford EcoSport, que já havia sido avaliado pelo Latin NCAP com quatro estrelas, e acabou sendo testado novamente graças à inclusão de um lembrete de cinto de segurança para o passageiro. Com a adição deste equipamento, o instituto subiu sua avaliação para cinco estrelas. Já a nota de proteção a crianças se manteve em três estrelas. A Ford, aliás, patrocinou o teste de impacto lateral, no qual o Eco foi aprovado – todos os veículos avaliados com cinco estrelas precisam passar neste tipo de teste.

Outro modelo reavaliado foi o Hyundai HB20, mas agora na versão sedã HB20S. Segundo o instituto, a Hyundai “melhorou a proteção das pernas e do peito do motorista, revisando a construção geral do carro e colocando à disposição cadeirinhas com dispositivos ISOFIX, como parte original, usado no teste”. No fim das contas, o Latin NCAP diz que o carro atingiu uma pontuação de quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção de crianças, mas anuncia os resultados como uma melhoria frente aos do hatch, embora HB20 e HB20S sejam modelos distintos com tipos de carrocerias diferentes.

O quinto modelo foi o Chevrolet Malibu fabricado nos Estados Unidos e vendido em alguns países latino-americanos. Ele obteve uma pontuação de quatro estrelas para adultos, mas apenas uma estrela na proteção a crianças, mesmo com o modelo tendo dez airbags. “A proteção para o passageiro dianteiro no Chevrolet Malibu é boa, mostrando o potencial do modelo para atingir as cinco estrelas. O carro conta com ancoragens ISOFIX; porém, as cadeirinhas não estavam instaladas conforme os protocolos do Latin NCAP, não podendo ser utilizados no teste”, afirmou Alejandro Furas, diretor técnico global do instituto.

Fonte: Quatro Rodas

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook