O Android Auto é um sistema de permite o compartilhamento de funcionalidades do smartphone com o sistema operação do Google em multimídias previamente adaptadas para tal. Até o momento, 18 fabricantes apostaram na tecnologia do gigante de Mountain View.
No entanto, o Google foi um pouco mais além e lançou na conferência I/O um sistema operacional Android nativo para automóveis. A primeira vez que um carro utilizou o OS foi o chinês Roewe 350 no começo da década, mas era uma adaptação na multimídia. Mais recentemente, a Kia utilizou como nativo, mas a integração foi complexa.
Agora, o OS Android irá fazer muito mais do que apresentar aplicativos. O sistema nativo para automóveis poderá controlar rádio, climatização, telas configuráveis, entre outros, além de apresentar obrigatoriamente o navegador Maps, bem como o serviço de streaming Spotify.
Funcionalidades do Android Auto e do sistema utilizado em smartphones são mesclados no dispositivo nativo, que poderá receber o Android Auto como aplicativo. A interface entre os fabricantes deverá ser facilitada e a empresa espera que um grande número de marcas o utilize. Falando no Android Auto, este agora terá funcionalidade do Waze e conexão por Wi-Fi.
Fonte: Andrenaline