Mercado: Participação de carro 1.0 cai para 34%

motor-de-carroNos últimos cinco anos, a participação dos carros com motor 1.0 têm caído bastante. De 50% em 2010, agora os chamados populares representam apenas 34% das vendas.

Essa queda é retrato da mudança no perfil dos consumidores, que passaram a valorizar mais os modelos com motor maior e conteúdo melhor. De acordo com a Fenabrave, os 1.0 venderam 1,35 milhão em 2010, mas em 2015, o volume caiu para 733 mil unidades, representando 34,5%.

Um bom exemplo dessa mudança foi a vitória do Onix sobre o Palio no ano passado. O compacto da GM vende muito mais com motor 1.4 do que o rival da Fiat, cujo motor 1.0 é destaque no mix de vendas.

Na hora da compra, além do conteúdo melhor, os compactos de motor maior acabam sendo apenas um pouco mais caros que os 1.0. De forma geral, a média de acréscimo é de R$ 5.000, que são diluídos nos planos de financiamento, atraindo os consumidores. Hoje, 70% das vendas são a prazo.

No entanto, as vendas de carros com motor 1.0 deverão subir nos próximos anos. O motivo é o avanço da tecnologia, já que a nova safra vem com turbo e injeção direta, substituindo assim propulsores do segmento acima.

Deverá haver uma diferenciação nesse caso, pois apesar da mesma cilindrada, a nova geração 1.0 que está chegando é bem diferente da proposta dos atuais propulsores, mais baratos e para versões de entrada.

A busca por eficiência energética já fez a aparecer esse tipo de motor 1.0 Turbo no up! da Volkswagen e em breve chegará ao Fiesta Sport da Ford. No entanto, outros modelos ganharão essa tecnologia, que se tornou um caminho sem volta para o mercado brasileiro.

Fonte: DCI

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook