Motor feito de plástico é a nova forma para reduzir peso dos carros

Motor-Mecedes-Benz-e1396816033993Pensar em um motor feito de plástico parece ser algo insano, mas é isto que está fazendo uma equipe de pesquisadores da Fraunhofer, uma associação alemã de pesquisa e desenvolvimento com 58 centros espalhados pelo país.

A ideia principal é reduzir o peso dos carros e para isso, o plástico-moldado injetado pode ser uma solução que representa um corte de 20% no peso de um propulsor equivalente feito de alumínio. No entanto, os pistões e as paredes dos cilindros deverão ser feitos em metal, a fim de suportar todas as forças envolvidas na combustão.

Essa será a única parte do motor de plástico que levará metal, enquanto o restante será feito em plástico-moldado injetado. Ainda não está claro como os cientistas conseguirão harmonizar a dilatação do alumínio e do plástico em grandes temperaturas, pois precisam expandir e contrair de forma igual.

A ideia agora é construir um motor de vários cilindros com plástico-moldado injetado. O projeto inclui até a fabricação dos mancais do virabrequim em plástico. O uso do derivado do petróleo no setor automotivo é grande, tendo sido empregado até mesmo em rodas. O estudo não tem data específica para fazer funcionar o motor.

Fonte: Tecmundo

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook