Nissan quer que carros elétricos abasteçam prédios

nissaaQue a energia usada nos carros elétricos vem (também) das tomadas convencionais, isso todos sabem. No entanto, a Nissan pretende criar uma lógica inversa a padrão: abastecer prédios comerciais com energia elétrica provenientes de um carro. O projeto em desenvolvimento pretende tornar o hatch médio Nissan Leaf um gerador de energia elétrica para um edifício durante as horas de pico de consumo, quando a tarifa é mais cara.

Chamado “Vehicle-to-Building”, o em teste consiste em seis exemplares do modelo abastecendo juntos a rede de um edifício. Após o horário de maior consumo, a tecnologia permite a devolução da energia para as baterias de lítio dos veículos.

Até agora, os resultados mostraram que uma empresa sediada em um edifício que faz uso desta tecnologia obteve economia de 2,5% no consumo de energia. Além disso, os funcionários “proprietários” dos Nissan Leaf saíram com seus automóveis totalmente carregados após o dia inteiro estacionados na garagem.

O modelo elétrico da marca japonesa já conta com um sistema parecido, chamado “Leaf-to-Home”, que permite ao veículo abastecer a rede de uma casa nas horas de pico, ou em caso de blecautes, por até quatro horas.

Fonte: Motor Dream

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook