Nova CNH pretende reduzir falsificações

0503-Detran-CNHA Carteira Nacional de Habilitação ganhou novo visual e formato para tentar reduzir as falsificações. A partir de 1 de abril de 2015, todos os Detrans estão obrigados a emitir as permissões já no molde atualizado.

Para quem já tem a CNH, a nova carteira só passará a valer quando do momento da renovação, substituindo-se assim gradualmente todas as licenças no país. O novo documento tem marca d´água estilizada com o brasão da República, além de um “QR Code” impresso para verificar a autenticidade através de leitura digital.

O código vai conter informações sobre o condutor. No total, a nova CNH tem 28 itens de segurança contra 20 da atual. Além da nova CNH, o Denatran apresentou os novos CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Eles têm formato alterado e também QR Code, que porta Renavam, placa, ano de fabricação e o modelo. Há também o CPF do proprietário e um código de segurança.

Com essas medidas, o governo quer acabar com as fraudes, pois muita gente imprime informações falsas em documentos de CRV e CRLV para alegar que recolheram IPVA e outros tributos, mas em realidade não o fizeram. O QR Code permite verificar a autenticidade dos documentos e inibir a falsificação.

Fonte – Notícias Automotivas

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook