Número de mortes e acidentes em rodovias federais cai em 2014, diz PRF

concurso-policia-rodoviaria-federalUm balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal aponta queda nos números de mortes e de acidentes nas rodovias brasileiras em 2014, quando comparados aos de 2013. Foram 8.227 óbitos no ano passado contra 8.425 no ano anterior – redução de 2,3%. Já os acidentes passaram de 186.698 em 2013 contra 168.593 em 2014 – diminuição de 9,6%.

Enquanto isso, segundo a corporação, a frota nacional cresceu. Em 2013, o Brasil contava com 81,6 milhões de veículos em circulação. Já em 2014, 86,7 milhões. Desde 2003, a frota aumentou 136%.

A polícia afirmou que a maior parte das colisões são causadas por falha humana, como falta de atenção (32%), dirigir em velocidade maior do que a permitida para a via (20%) e ultrapassagens indevidas (12%). A colisão traseira representa a maioria dos acidentes, porém, não é a mais letal. O tipo que mais mata nas estradas brasileiras são as batidas frontais e os atropelamentos, disse o órgão.

Ainda de acordo com o balanço, as batidas acontecem mais às sextas, aos sábados e domingos. Já a maioria das vítimas fatais tem entre 25 e 38 anos. Em relação às mortes, 57% das ocorrências registraram óbito do motoristas, 28% dos passageiros e 25% dos pedestres.

A PRF disse que 73% dos acidentes e mortes nas estradas do país ocorrem em retas. Para o coordenador da operação Rodovida, o inspetor Stênio Pires, quando a batida é causada por falha humana, o motorista geralmente já está cometendo alguma infração.

“Aquele condutor, antes do acidente, cometeu uma infração de trânsito por falta de atenção ou excesso de velocidade ou desobediência à sinalização. Eles são fatores humanos que mais causam acidentes. O número de mortes ainda é muito alto, e a PRF continua trabalhando para reduzir esses números”, disse.

Já 53% dos acidentes acontecem em zonas urbanas, mas 70% do total de mortes acontecem em zonas rurais, onde são mais comuns as colisões frontais, com maiores índices de vítimas.

O balanço mostra ainda que a maior parte dos veículos envolvidos em batidas são carros, seguidos por caminhões-trator, caminhões e motocicletas. Mesmo assim, os primeiros e os últimos são os líderes em fatalidades.

O estado de Minas Gerais é o que mais contabiliza acidentes. Na sequência vêm Santa Catarina, Paraná e o Rio de Janeiro. A Bahia é o local com as batidas mais graves. Segundo a PRF, isso acontece por causa da grande quantidade de pistas simples no estado e da grande circulação de veículos devido ao turismo.

Fonte: Auto Esporte

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AGÊNCIA CMI
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