Os 10 carros mais seguros do país, segundo a Latin NCap

CARROS QUE LEVARAM 5 ESTRELAS EM TUDO

Jeep Renegade (2 airbags)

Em julho de 2015, o Jeep Renegade foi o primeiro carro produzido no Brasil e testado pelo Latin NCAP a receber cinco estrelas no quesito de segurança para adultos e também para crianças. Até então, o carro nacional mais seguro já testado pela entidade havia sido o Volkswagen up!, avaliado em 2014 com cinco estrelas para segurança de adultos e quatro para a de crianças.

Honda HR-V (2 airbags)

Em novembro de 2015 foi a vez do Honda HR-V ser submetido aos testes da entidade. O SUV compacto da Honda que se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil também recebeu CINCO estrelas para o nível de segurança de adultos e crianças.

Volkswagen Golf (7 airbags)

O Volkswagen Golf foi testado duas vezes pelo Latin NCAP. Em outubro de 2014, o modelo importado do México e equipado com sete airbags foi o primeiro produzido na América Latina a conseguir CINCO estrelas para proteção de adultos e crianças. Mas o hatch voltou a ser testado novamente quase três anos depois, em março de 2017, quando passou a ser produzido também no Brasil. Nessa ocasiçao, o Golf feito no Paraná entrou para a lista dos carros mais seguros fabricados no país, mantendo as cinco estrelas para a segurança de adultos e crianças. Além disso, o hatch foi o primeiro carro vendido por aqui a conquistar o selo Advanced Awards, que reconhece modelos com tecnologias de prevenção de acidentes.

Volkswagen Polo (4 airbags)

Em 2017, o Polo foi mais um Volkswagen nacional a obter cinco estrelas para adultos e crianças nos crash tests do Latin NCAP, mesmo depois de submetido a testes de colisão lateral, uma novidade do novo protocolo. Equipado com quatro airbags de série e cinto de três pontos para todos os ocupantes, o modelo tanbém conquistou o selo “Advanced Award” por contar com recursos que minimizam os danos a pedestres em caso de acidente.

Volkswagen Virtus (4 airbags)

Feito sobre a mesma plataforma do Polo, o Virtus repetiu o desempenho do hatch e gabaritou os testes de segurança da entidade. Também equipado com quatro airbags, o modelo foi avaliado com cinco estrelas para adultos e crianças, em janeiro deste ano. O sedã também obteve o selo Advanced Award, que reconhece carros que minimizam as lesões de pedestres em caso de atropelamento

Toyota Corolla (7 airbags)

O Toyota Corolla também foi testado pelo Latin NCap em duas situação. A primeira foi em março de 2017, quando o modelo obteve cinco estrelas para adultos e quatro para crianças. Mas no ano passado, o sedã nacional melhorou sua pontuação com a adoção de mais airbags e outros sistemas de segurança, como os controles de tração e estabilidade. O sedã médio conquistou cinco estrelas para a segurança de adultos e também para crianças em nova bateria de crash tests, que envolveu choques frontal, lateral, de estabilidade (ESC) e a simulação de batida contra um poste. Além disso, o modelo também ganhou o selo Advanced Awards, conferido apenas aos carros que trazem algum sistema de segurança ativa.

Toyota Hilux (3 airbags)

A Toyota Hilux fabricada na Argentina e vendida no Brasil é a úbnica picape testada até agora pelo Latin NCAP a obter cinco estrelas para a segurança de adultos e crianças. Além da segurança estritural, a entidade destacou que alguns equipamentos contribuíram para a avalaição, como os três airbags de série, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e cinto de seguranças de três pontos para todos os ocupantes, o modelo

CARROS SEGUROS, MAS QUE NÃO GABARITARAM

Volkswagen up! (2 airbags)

Em 2014, o Volkswagen up! conseguiu um feito e tanto. Foi o primeiro carro produzido no Brasil a conquistar cinco estrelas no Latin NCAP para a segurança de adultos. No quesito segurança para crianças ele também foi bem avaliado com quatro estrelas. Foi um marco para a indústria, por se tratar do novo carro de entrada da Volkswagen, na época. “Esse veículo surpeendeu muito porque é um dos mais populares no mercado latino-americano”, afirmou Alejandro Furas, engenheiro da entidade na ocasião.

Toyota RAV4 (3 airbags)

O SUV da Toyota foi submetido aos testes da entidade em dezembro de 2015. Produzido no Japão, o RAV4 apresenntou “estrutura forte” e três airbags de série, que garantiram boa proteção aos ocupantes durante o teste de colisão frontal. O modelo também teve bom desempenho durante a avaliação de colisão lateral. Outros equipamentos de segurança que reforçaram a segurança dos passageiros são freios ABS com quatro canais e lembrete de afivelamento dos cintos de segurança dos dois passageiros dianteiros, ambos de série.

Honda Fit e Honda City (2 airbags)

Honda Fit e Honda City foram avaliados em 2015 na mesma bateria de testes. Ambos conquistaram cinco estrelas na segurança para ocupantes adultos e quatro para crianças. De lá para cá, os dois modelos foram atualizados e ganharam mais equipamentos de segurança, o que em uma nova bateria de testes poderia ser valorizado.

* Em 2013, Ford Focus e Volkswagen Jetta também obtiveram cinco estrelas para adultos e quatro para crianças, mas os carros testados já foram atualizados e, de lá para cá, os testes ficaram mais rígidos. os dois modelos ataulizados precisariam repetir os crash tests para sabermos se eles mantém as mesmas avaliações.

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook