O escândalo do Dieselgate pode alcançar cifras de quase US$ 40 bilhões em perdas, multas, compensações e correções nos carros com motores diesel EA 189 (1.2, 1.6 e 2.0 TDI), além do V6 3.0 TDI.
Para reduzir custos a fim de quitar essa dívida com o consumidor e com os governos dos países mais afetados, a Volkswagen quer cortar a quantidade de versões e opções de equipamento e acabamento.
O assunto já vinha sendo elaborado antes mesmo da crise, quando a Volkswagen buscava aumentar a rentabilidade, mas agora virou prioridade. A operação nesse caso não será fácil, dada a complexidade da enorme gama da marca alemã e sua infinidade de pacotes, especialmente de opcionais.
Com essa manobra, a Volkswagen espera cortar anualmente quase € 2 bilhões e também evitar demissões. Outra ação é rever os salários mais altos da companhia, um corte que beneficiará as contas da empresa ao longo dos anos. Por ano, a montadora também deixará de investir € 1 bilhão.
Fonte: Notícias Automotivas