Pedestres são as maiores vítimas do trânsito

Semáforo vermelho para pedestresEstamos na Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito 2011/2020, e entre os dias 18 e 25 deste mês, o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. A escolha do tema foi sugerida pela Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran, para trazer à tona a necessidade de um debate sobre legislação, mobilidade urbana sustentável, segura e acessível e a prioridade ao pedestre.

Segundo dados da seguradora Líder-DPVAT, o pedestre é o segundo tipo de vítima que mais motivou indenizações por morte, invalidez ou reembolso com despesas médicas, de janeiro a julho deste ano. Todos os dias são cerca de 370 pedestres envolvidos em acidentes de trânsito no Brasil.

Diversas campanhas serão realizadas pelo país. Em Belo Horizonte (MG), serão feitas blitzes educativas, intervenções de arte-educação, passeios-gincanas para ciclistas, mesa redonda, palestras, seminários, cinema comentado, entre outras ações. Em Santos, no litoral paulista, ações de conscientização para motoristas e pedestres terão atores caracterizados para simular situações do dia a dia das pessoas nas ruas, além de oficinas para motocilictas com dicas de pilotagem defensiva.

A empresa de pneus Michelin também está promovendo uma ação, até outubro, em 15 universidades de diversas cidades do país, para alertar os universitários sobre os perigos ao dirigir alcoolizado e usando o aparelho celular.

O trânsito no Brasil

Para além dos perigos com o pedestre, o trânsito brasileiro chama a atenção da OMS (Organização Mundial da Saúde) como problema de saúde pública, pelo grande número de acidentes. Estudos apontam que 1,4 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, no mundo. O Brasil está em quarto lugar no ranking, com 40 mil mortes a cada ano.

A maioria das vítimas são jovens de 20 a 29 anos, eles representam 25% dos acidentes fatais. Fatores como álcool e uso de celular ao dirigir estão entre os mais recorrentes.Ainda segundo a OMS, quase 80% das unidades de emergência do Brasil são ocupadas por vítimas de acidentes de trânsito.

Fonte: Auto Esporte

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook