Primeiro a desbloquear um iPhone, americano faz carro autônomo na garagem

acura-hotz-4-700x467George Hotz é um hacker que ficou famoso aos 17 anos, após desbloquear um iPhone, permitindo que usuários pudessem utilizar outras redes, além da AT&T. Três anos depois, quebrou os códigos de segurança do PlayStation3, desbloqueando o famoso console.

Após breve passagem pelo Google, Facebook e Vicarious, Hotz quase entrou na Tesla, mas desistiu do negócio. Seu objetivo é ser independente e foi dessa forma que conseguiu alguns ganhos através de concursos de tecnologia, desbloqueando e acessando sistemas protegidos e levando milhares de dólares para casa.

Nas empresas onde passou, Hotz diz ter visto muitas mentes inteligentes presas a trabalhos cotidianos sem grande importância. Diante de tudo isso, ele decidiu partir para seu próprio projeto, um carro autônomo. Mas, a princípio, não se trata de mais um automóvel com condução automática. De acordo com George, o diferencial é a compreensão sobre a IA (inteligência Artificial).

Hotz diz claramente que agora “sabe tudo o que precisa saber sobre IA”. Para comprovar suas teorias, ele partiu para a condução autônoma utilizando um Acura ILX 2016. Os trabalhos começaram em outubro e inicialmente foram utilizados sensores, seis câmeras, dois GPS, um computador Intel NUC, uma tela de 21,5 polegadas, um radar laser Lidar no teto, dispositivos de controle onde fica o porta-luvas, OS Linux, joystick no lugar da alavanca de marchas, entre outros.

Utilizando linhas de código em número muito menor (2.000 contra milhares) que os da Mobileye, empresa que fornece a tecnologia de condução autônoma para Tesla e outros fabricantes de veículos, Hotz iniciou os testes dirigindo pessoalmente o veículo e fazendo com que o computador observasse seus movimentos.

Ao recusar o negócio com a Tesla, Hotz fez uma aposta com Elon Musk. Ele quer mostrar que sua tecnologia de condução autônoma é superior ao empregado pela marca americana, cliente da Mobileye, empresa que considera ter um programa muito mais desatualizado. A companhia israelense refuta as alegações de George.

Ao todo, George Hotz gastou US$ 50.000 para converter o Acura ILX 2016 em um carro autônomo, sendo que US$ 30.000 foram gastos apenas com a adaptação do carro. Para ter acesso aos manuais, ele se inscreveu e foi aceito como um prestador de serviços técnicos da Acura. Para Hotz, o futuro da tecnologia está na IA, sendo que a condução autônoma é um começo para a introdução dessa tecnologia no mundo real. Em breve pretende fazer um vídeo explicando mais sobre o assunto.

Fonte: Bloomberg

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook