De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos, a Anfavea, a produção total de veículos – incluindo leves, ônibus e caminhões – em maio apresentou um tímido crescimento de 1,9% em relação a abril. No mês passado, saíram das linhas de montagem 282.465 unidades, contra as 277.091 unidades registradas em abril.
O número ainda é menor quando analisamos apenas o setor de automóveis e comerciais leves, que fabricou no período 256.272 unidades, volume 1,5% maior que o registrado em abril. Apesar do desempenho parecer estável e se manter positivo, o ritmo de produção segue muito abaixo do ano passado. A queda do setor chega a 18% quando comparamos abril deste ano ao mesmo mês de 2014.
O desempenho da indústria automobilística nacional está relacionado à desaceleração do conjunto da economia brasileira, ao pessimismo desseminado no mercado e à retração do consumo doméstico. A redução no fluxo de exportações para a Argentina também estão entre os fatores que puxam para baixo o setor.
Licenciamentos
Os números não são melhores do lado das vendas de veículos, que se mantiveram no mesmo patamar do mês anterior. Em maio, foram emplacados 293.362 veículos, diferença de 122 unidades mais que em abril. A queda é bem maior ao olhar para os licenciamentos no mesmo período de 2013: foram 316.233 unidades, o que aponta uma queda de 7,2%.
Quando voltamos à analise das vendas do segmento de automóveis e comerciais leves, os números mostram uma diminuição de de 0,6%, o que representa 1.709 unidades. O recuo em relação a maio do ano passado chega a 7,5% no segmento.
Fonte: Auto Esporte