A cidade de Oslo, capital da Noruega, anunciou um novo projeto para acelerar a adoção de carros elétricos pelos seus motoristas. Ela pretende instalar uma rede sem fio de recarga para táxis elétricos, tornando o processo mais rápido e eficiente.
Os planos foram divulgados pela Fortum, empresa de energia elétrica que está trabalhando com a prefeitura de Oslo no projeto. De acordo com ela, o maior obstáculo para a adoção de veículos elétricos é a infraestrutura disponível para o recarregamento dos carros. A ideia é de instalar chapas de recarga nas ruas dos pontos de táxi e receptores nos carros, que ficam carregando enquanto esperam por passageiros.
A partir de 2023 todos os táxis de Oslo não devem emitir poluentes e, nacionalmente, todos os carros vendidos no país vão precisar ser não poluentes a partir de 2025.
A Noruega é o país com maior adoção de carros elétricos, devido em grande parte às iniciativas do governo local. No ano passado, cerca de um a cada três carros vendidos eram elétricos.
Fonte: Autoesporte