Toyota é superada pela Volkswagen nos resultados de 2016

A Toyota perdeu o primeiro posto em vendas e produção de veículos no ano passado. A Volkswagen conseguiu emplacar 10,3 milhões de veículos, incluindo caminhões e ônibus, obtendo crescimento de 3,8%, mesmo com o Dieselgate nos EUA e sua repercussão na Europa.

Já a Toyota, incluindo Daihatsu, Hino e Lexus, cresceu apenas 0,2% no período. O problema para a japonesa foi a desaceleração nas vendas de sedãs e outros segmentos nos EUA, onde picapes e SUVs têm dominado o mercado. Para a VW, o crescimento na China foi fundamental para alcançar a liderança.

Em 2008, a Toyota encerrou 77 anos de liderança global da GM em vendas e depois superou em produção, exceto em 2011 com o desastre natural no Japão. Depois se recuperou e continuou no topo até 2015. Já a Volkswagen vem subindo anualmente após a aquisição de várias marcas, totalizando 12. Mas, seu principal mercado é realmente a China, onde vendeu quase 4 milhões em 2016.

A briga entre os dois gigantes deve continuar acirrada em 2017, pois a Toyota terá muitos problemas nos EUA com restrições à importação do Japão e a eventual manutenção de queda nas vendas de outros segmentos que não sejam picapes e utilitários esportivos. No caso da Volkswagen, o problema seria a desaceleração das vendas na China, mas dos males citados, este parece ser o menor, porque mesmo nessa situação, as vendas no país sempre fecham em alta.

Fonte: Bloomberg

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook