Toyota promete liberar tecnologia de motores híbridos para concorrentes

A Toyota anunciou que pretende abrir sua tecnologia HSD (Hybrid Sinergy Drive). O objetivo é que a maior oferta de tecnologia no mercado impulsione as vendas e reduza os custos. A montadora japonesa lidera os esforços de mudança dos carros comuns para híbridos, tendo o Prius como seu best seller.

A empresa considera a comercialização de conjuntos completos do HSD ou apenas motores, motores elétricos ou transmissões. A Toyota quer aproveitar a grande capacidade instalada de seus fornecedores para abastecer também produtos não-Toyota, que atualmente não acontece.

A montadora acredita que a escala de produção beneficiaria o mercado como um todo, já que a pressão ambiental sobre os automóveis, faz com que os mesmos tenham que ter um nível de eletrônica cada vez mais avançado.

A Toyota aposta no compartilhamento de tecnologia híbrida e elétrica entre os fabricantes, que rivalizariam uns com os outros apenas através de design e nível de conforto, especialmente dando aos clientes mais condução autônoma e conectividade.

Esse movimento da Toyota também beneficia a cadeia de autopeças, já que empresas como Denso e Aisin poderiam competir melhor com Bosch e Continental, por exemplo. Para a montadora nipônica, o benefício maior seria obter um retorno mais rápido do investimento de pesquisa e desenvolvimento.

Além de suas vendas, a empresa contaria ainda com os direitos adquiridos por terceiros. Estes, por sua vez, poderiam comprar tais tecnologias da Toyota com um investimento menor do que se desenvolvessem seus próprios sistemas. Provavelmente, quem mais ganhará com isso serão os fabricantes chineses, que aliarão o menor custo de produção com aquisição fácil de tecnologia japonesa.

Fonte: Reuters

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook