Trump propõe taxa de 20% para veículos e outros produtos mexicanos

O presidente dos EUA Donald Trump propôs uma taxa de 20% para todos os produtos mexicanos vendidos no país, especialmente veículos. A ideia é fazer com que o vizinho do sul pague pelo muro de contenção na fronteira entre os dois países.

Eventualmente, considera-se que a taxa de 20% será empregada em todos os produtos importados pelos EUA. A medida faz parte de um pacote tributário que Trump enviou para análise do congresso americano. O presidente já tirou o país do Tratado do Pacífico e quer renegociar o NAFTA.

O México exporta 80% de seus produtos para os EUA, mas mesmo com 20% de taxa extra, as montadoras ainda moveram para o país a produção de carros menos rentáveis, especialmente compactos e sedãs, que estão em queda no mercado americano.

Produzi-los nos EUA significa investimentos bilionários em novas fábricas e linhas de produção, que não darão retorno aos fabricantes. Para reforçar a produção interna, Trump propôs uma redução tributária decrescente para as montadoras, algo entre 15% e 20%.

Querendo financiar o muro na fronteira com o México, Trump não parece se importar da mesma forma com o Canadá. Membros da equipe do presidente já avisaram que o Canadá não precisa se preocupar com uma renegociação do NAFTA, de acordo com Stephen Schwarzman, chefe do painel consultivo de negócios da presidência. Ele diz que os EUA mantém o vizinho do norte em “alta consideração”.

Com 75% de seus produtos exportados para os EUA, o Canadá produz automóveis e outros veículos de Ford, GM e FCA, bem como Honda e Toyota. Para Schwarzman, “o Canadá está muito bem posicionado para qualquer discussão com os Estados Unidos”.

Fonte: Business Insider/Reuters

Print
AGÊNCIA CMI
Contato
Whatsapp
Instagram
Facebook