Passada a Copa do Mundo, o setor automobilístico voltou a apresentar uma leve recuperação em julho. Segundo a federação dos revendedores de veículos Fenabrave, os vendas de todos os segmentos – automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros – fecharam o mês com 436.689 unidades, o que significa um aumento de 13,35% sobre os números de junho.
O segmento de automóveis e comerciais leves, que estava com os estoques em estado crítico de lotação, também conseguiu tomar fôlego e respirar ao fim do mês passado. Os licenciamentos de carros novos também cresceram 11,64% sobre os índices de junho, desempenho que foi saudade pela Fenabrave. “Apesar dos últimos meses terem apresentado queda nas vendas, o mês de julho foi positivo para todos os segmentos, inclusive para os setores de automóveis e comerciais leves, pois tivemos 22 dias úteis contra 18 dias no mês anterior. Isso, mesmo considerando o feriado estadual em São Paulo, em 9 de julho (Revolução Constitucionalista), e os dias de jogos da Copa”, comentou Flavio Meneghetti, presidente da entidade
Apesar dos números positivos frente ao mês de junho, a situação do setor ainda é preocupante e as vendas de veículos no país seguem bem abaixo do patamar alcançado no mesmo período de 2013. Em relação a julho do ano passado, o volume de veículos vendidos anotou uma retração de 12,61%. Pior ainda é quadro para o segmento de automóveis e comerciais leves, cujos emplacamentos ficaram 13,62% abaixo do atingido em julho de 2013.
Fonte: Auto Esporte